EMMILEA

EMMILEA  Equipa Móvel Multidisciplinar de Intervenção Local Especializada e de Autoajuda

A sociedade está em constante mudança e interpela-nos a evoluir na missão de cuidar. É um desafio coletivo, de corresponsabilização e de cooperação. Neste âmbito, nasceu o projeto EMMILEA – Equipa Móvel Multidisciplinar de Intervenção Local Especializada e Autoajuda.

Objetivos:

  • Colmatar os desafios inerentes ao processo de demência e/ou dependência;
  • Proporcionar o acesso a recursos que permitem melhorar a qualidade de vida;
  • Reforçar o bem-estar físico, psicológico e emocional;
  • Retardar a institucionalização;Atenuar o isolamento social e a solidão.

Equipa multidisciplinar:

  • Técnica de Serviço Social;
  • Psicóloga;
  • Terapeuta Ocupacional;
  • Musicoterapeuta;
  • Técnica Auxiliar de Reabilitação e Fisioterapia.

Ações: 

  • Ação 1 – Realização de sessões individuais com técnicas especializadas, por forma e retardar os efeitos físicos, cognitivos, sensoriais e emocionais associados ao processo de envelhecimento/dependência, ampliando as intervenções e acompanhamento do utente no domicílio;
  • Ação 2 – Distribuição de equipamentos de teleassistência, de modo a reforçar a segurança e a capacidade de ação em caso de emergência;
  • Ação 3 – Dinamização de grupos de autoajuda para cuidadores informais, reforçando o apoio social, a ligação comunitária e o sentimento de pertença social;
  • Ação 4 – Apoio aos cuidadores informais, nas necessidades sentidas no dia-a-dia pelo cuidador.
  • Beneficiários:
  • Pessoa com demência ou elevado grau de dependência física, dando prioridade a situações de risco de isolamento social, ou de carência socioeconómica.
  • Cuidadores informais.

Abrangência:  Concelho de Ourém

O projeto iniciou com apoio concedido através dos Fundos da União Europeia, e posteiormente do Prémio BPI Fundação “La Caixa” Seniores.

Contactos: Agende a sua avaliação gratuita!

Telef.: 249538352 | 910 979 855

Email: emmilea@misericordiafatimaourem.com

Mais informações AQUI (link para página de ação social, EMMILEA)

ANEXOS: 

●      Panfleto

Livro de Orações

“(…) “Quero ser como tu, Lúcia – Jacinta – Francisco”, um belo tributo à piedade popular que se concretiza, para além do mais, em formulários de oração (rezada, cantada e desenhada), muitos deles guardados e aprendidos apenas na intimidade do santuário doméstico e que agora foram recolhidos em livro pelos utentes e amigos dessa benemérita instituição e oferecidos ao Papa Francisco (…)”


Mons. Paolo Borgia – Assessor dos Assuntos Gerais do Vaticano



Este livro é o resultado do trabalho conjunto entre utentes, voluntários e amigos da Santa Casa da Misericórdia de Fátima-Ourém, que contou com a especial participação dos alunos do Colégio Sagrado Coração de Maria de Fátima, que deram cor a esta obra, contribuindo com a sua criatividade para as ilustrações. A musicalidade deste projecto é um contributo do Conservatório de Música de Fátima.


“Quero ser como tu! Lúcia, Francisco e Jacinta” reúne várias orações que foram ensinadas pelos nossos antepassados, algumas do tempo dos Pastorinhos, outras fruto da fé das mulheres e dos homens depois das Aparições de Nossa Senhora.


Este é um projeto que nasceu do desejo de contribuir para as Comemorações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima e homenagear os nossos Pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta. E, se Deus quiser, irá ajudar-nos a realizar verbas para iniciar a construção da nossa sede, equipamento tão necessário para fazer face aos crescentes pedidos de apoio. Adquira um exemplar aqui.



Projecto +COR

A doença de Alzheimer manifesta-se através da desorientação, em que o doente perde a noção do tempo e espaço, provoca o esquecimento de memórias recentes, inclusive o rosto dos seus familiares, e mesmo do seu próprio, não se reconhecendo, levando a um estado de agitação e desespero profundo, provocando impacto no próprio doente, e nos familiares que, muitas vezes, têm de deixar o emprego para cuidarem do doente, com evidentes implicações na estabilidade e na situação económica dos mesmos. 

Ajude-nos a dar mais cor à vida dos nossos utentes. Participe! Basta carregar no link e dar o seu contributo.  

https://projetos.givingtuesday.pt/projeto/projecto-mais-cor/ 


Logo lembrate de mim

Neste sentido, foi criado o Centro de Dia “Lembra-te de Mim”, com o objetivo de responder às necessidades de doentes portadores de demência, em especial de Alzheimer, na sua fase inicial, trabalhando com o intuito de retardar os efeitos degenerativos associados, e manter o utente junto da sua família por o maior período de tempo e conforto possível. 


Em atividade desde Setembro de 2018, este é um espaço inovador e especializado na área da demência, que utiliza uma intervenção individualizada baseada na estimulação sensorial e no treino cognitivo, técnicas que estão cientificamente comprovadas como favoráveis no retardamento dos efeitos degenerativos da demência.


Para complementar o bom trabalho que aqui se tem desenvolvido, e que tem já eco entre famílias e clínicos, é deseja a criação de uma sala multissensorial, com base no conceito Snoezelen, que utiliza luzes, cores, sons e diferentes texturas, para a realização de sessões de estimulação sensorial e de relaxamento. Este é um método comprovado na estimulação dos sentidos primários, promovendo o autocontrolo, autonomia, exploração e descoberta, aportando efeitos terapêuticos e relaxantes, muito benéficos ao doente que sofre de demência.


No entanto, dadas as circunstâncias atuais, e não tendo ainda sido conseguido apoio financeiro pelas entidades competentes para a atividade regular desta resposta social, não foi ainda possível canalizar verbas para este investimento, pelo que apelamos à vossa contribuição para que, a pouco e pouco, possamos ir adquirindo alguns equipamentos que permitam desenvolver algumas destas atividades.


Ajude-nos a dar + cor à vida!


Estimulacao fibras oticas



Construção da sede

Somos muito exigentes a nível dos cuidados diretos aos utentes, ao nível das relações humanas entre funcionários e utentes, com o seu bem-estar e com a qualidade dos serviços prestados. No entanto, admitimos as limitações da estrutura física do espaço atual - um edifício arrendado, com mais de 30 anos, inicialmente destinado a residencial turística, que hoje se encontra desajustado às exigências e necessidades da população a que se destina a missão da Santa Casa – os grandes dependentes em razão da idade e da doença, em particular a demência.

Este é um problema que se pretende resolvido através da construção de uma nova estrutura, que permita a inclusão das várias respostas, com a maior dignidade.

A nova Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) terá uma lotação máxima de 50 utentes, incluindo diversas áreas de atividades e lazer, onde se incluirá um grande jardim aberto à comunidade. Ficará localizada em terreno cedido pela Junta de Freguesia de Fátima, na zona rural de Fátima, a curta distância do centro da cidade.

Encontrando-se atualmente em fase final de licenciamento, convidamos a visualizar o vídeo, para conhecer este nosso sonho através do projeto em 3D.